quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

(...) and miles to go before I sleep


Sim, devemos tentar, mesmo que possa soar ridículo. O verdadeiro bobo é aquele que chega no final do caminho e percebe que todas suas conquistas não cabem em lugar algum... porque elas nunca existiram. Bobo, pedante, ridículo é aquele que apenas se resignou e levou a vida que os outros quiseram. E, você... amigo, não é assim, porque quando o final se aproximar não vai ser um dos milhões que vai dizer: "Foi só isso?". Vai ser um dos únicos a dizer: "Isso tudo ainda não foi nada" e terá na boca o gosto glorioso do infinito.
Você aprendeu a não se contentar com aquilo que lhe foi dado e sabe tudo sobre a importância de ousar, sempre e mais. Ter a coragem de mergulhar de olhos abertos e de falar, quando todos se escondem por trás de um covarde silêncio.
O trágico habita na impossibilidade do não-ser.

***

"O meu mundo não é como o dos outros,
quero demais,
exijo demais,
há em mim uma sede de infinito,
uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo,
pois estou longe de ser uma pessimista;
sou antes uma exaltada,
com uma alma intensa,
violenta, atormentada,
uma alma que não se sente bem onde está,
que tem saudades…sei lá de quê!”

[ Florbela Espanca ]


***

Sim, e essa é minha insônia... Acho que ando com medo de dormir... me enganando: "se eu não fechar os olhos, o amanhã não chegará". Boba, sou eu. Aqui, "morrendo de saudades... sei lá de quê!" E amando morrer. Morrer de saudades sabe ser fria e confortável como nenhuma outra experiência.

***

"Tudo o que eu tenho é a nostalgia que vem de uma vida errada, de um temperamento excessivamente sensível, de talvez uma vocação errada." (Clarice Lispector)

(Assim fico eu, com a madrugada, quando não há nada... só uma janela que não soube se fechar e uma cortina que não soube conter a curiosidade e vai lá pra fora tentar ver o mundo cheio de sono e de cinzas, a pior das fênix).

4 comentários:

Anônimo disse...

"Se fosse só sentir saudade / Mas tem sempre algo mais". Desculpe-me. Esse foi apenas um comentário do tipo: não sei o q comentar então tasca um trecho de uma música. Realmente não sei o q comentar. Acho q vc deve saber q as pessoas q não te conhecem não iam saber o vc está dizendo, mas eu posso estar enganado e vc não está querendo dizer nada a mais. Mas eu quis comentar, para dizer olá. Queria dizer 'oi', mas saiu um pouco mais extenso q duas letras, de qq forma é um cumprimento.

Lupe Leal disse...

há muitos daqueles que não sabem o que dizer.
e já dizem muito.

queria eu.

Lupe Leal disse...

where are you, que não escreve mais ao mundo?

Francisco Filho disse...

O meu post favorito. Até agora.